A curta-metragem “How Can I Rid My Mind of Her”, realizada pelo jovem realizador Wenli Huang e apoiada pelo Programa Marítimo de Cantão, foi selecionada para a secção de competição internacional do 19.º Festival e Mercado Internacional de Curtas-Metragens de Sapporo (SSF). O filme, que terá a sua estreia no Japão em meados de outubro, destaca-se entre 2.058 inscrições de todo o mundo, fazendo de Wenli Huang um dos dois únicos realizadores chineses e do seu filme um dos dois filmes chineses a serem incluídos no festival.
O Sapporo International Short Film Festival & Market é um dos maiores, mais conceituados e influentes festivais de curtas-metragens do Japão, mesmo da Ásia, acreditado pelo Canadian Screen Award Qualifying e outros, servindo de palco central para a exibição do cinema transnacional na Ásia. Atrai anualmente entre 2.800 e 3.500 inscrições de vários géneros. A 19.ª edição do festival está prevista para 11 a 14 de outubro de 2024.
“How Can I Rid My Mind of Her” foi apoiado pelo Programa Marítimo de Apoio a Jovens Diretores de Cantão (referido como Programa Marítimo de Cantão) para a sua produção. O filme, que foi rodado principalmente na Fábrica de Chá Hongqi, na cidade de Yinghong, em Yingde, Cantão, conta a história de Jian , um vietnamita que regressou para apanhar chá e que perdeu a sua amada, e a sua luta contra a dor da vida.
Wenli Huang, que nasceu e cresceu em Cantão, sempre se interessou pela cultura dos chineses ultramarinos e pelas suas histórias. Para a sua curta-metragem, escolheu a perspetiva única dos “chineses estrangeiros difíceis” (referindo-se àqueles que enfrentaram guerras, catástrofes naturais ou perseguições provocadas pelo homem no estrangeiro). O protagonista, Jian, é um repatriado do Vietname na década de 1970 e a quinta de chá chinesa ultramarina de Yinghong, onde se encontra, foi em tempos a maior quinta de reinstalação de chineses ultramarinos regressados.
No filme, Wenli Huang tenta transmitir as memórias passadas e as emoções complexas da personagem através de uma linguagem visual e auditiva, com um diálogo mínimo. O seu objetivo é expressar um tema através de uma história de amor e solidão: “O tempo não é omnipotente. Algumas dores não desaparecem com o tempo, mas temos de aprender a coexistir com elas.”
Em abril deste ano, “How Can I Rid My Mind of Her” foi selecionado para a secção de exibição do 46.º Festival Internacional de Cinema de Moscovo, onde teve duas sessões e trocas de impressões após a exibição em Moscovo, marcando a sua estreia mundial. Em agosto, o filme foi também selecionado para a secção principal da competição da 8ª Semana de Curtas-Metragens da Aldeia Jia 86358 . Além disso, “How Can I Rid My Mind of Her” foi selecionado para a secção de competição de curtas-metragens “International Communication Plan” do Festival de Cinema Juvenil de Chongqing e deverá ser exibido pela primeira vez em Chongqing no final de outubro.
O Programa Marítimo de Cantão é uma iniciativa de apoio a talentos em grande escala, organizada pelo Evening News Group de Cantão, que visa descobrir, incubar, selecionar e promover jovens realizadores chineses de destaque no país e no estrangeiro. O programa está sediado na Área da Grande Baía de Cantão-Hong Kong-Macau e procura encontrar novas forças no campo da criação de imagens a nível global, apoiando-as na exploração de vários tipos de curtas-metragens, como drama, documentário e animação. Encoraja-os a romper e a expandir a sua imaginação para o futuro da cultura de imagem chinesa, permitindo que o mundo redescubra a China através de imagens.
Fonte : Lingnan on the Cloud
山海计划短片《海水泡的茶是什么味道》将亮相日本札幌国际短片电影节
由山海计划青年导演黄文礼执导的短片《海水泡的茶是什么味道》(2023)入围第19届札幌国际短片电影节国际竞赛单元,将于10月中旬在日本首次放映。黄文礼及其作品在本次电影节中从来自全球的2058份参赛作品中脱颖而出,成为唯二入围的中国导演及中国影片。
札幌国际短片电影节( Sapporo International Short Film Festival & Market ) 是日本和亚洲最大、最具权威和影响力的短片电影节之一,受到加拿大影视奖(Canadian Screen Award Qualifying)等多项认证,是亚洲跨国电影展示的中心舞台,每年吸引2800至3500个不同类型的作品参展。第19届札幌国际短片电影节将于2024年10月11日至14日举行。
《海水泡的茶是什么味道》由“向山海走去”青年导演创作扶持计划(简称山海计划)扶持拍摄,全片主要在广东英德英红镇红旗茶厂取景,讲述一位失去爱人的越南归侨采茶工阿建与人生伤痛挣扎缠斗的故事。
黄文礼在广东出生长大,对家乡的侨文化和华人华侨故事一直很感兴趣,最终他找到“难侨”这个独特的切入点进行短片创作。“难侨”指的是在国外遭受战争、天然灾害或人为迫害的侨胞,片中主人公阿建便是一名上世纪七十年代从越南归来的难侨,其在片中所处的英红华侨茶场曾是全国安置归国难侨最多的华侨农场。
在影片中,黄文礼试图在只用少量台词交代必要信息的前提下,尽量依靠视听语言营造充足氛围,将人物的过往记忆和复杂情感呈现到位。他想通过一个关于爱与孤独的故事,表达一个主题:“时间并不是万能的。有些伤痛并不会随着时间而消逝,但我们要学会如何与伤痛共存。”
今年4月,《海水泡的茶是什么味道》入围第46届莫斯科国际电影节展映单元,在莫斯科举行了两场放映和映后交流活动,完成世界首映。8月,该片入围第8届86358贾家庄短片周主竞赛单元。此外,《海水泡的茶是什么味道》还入围了重庆青年电影展“国际传播计划”短片竞赛单元,将于10月下旬在重庆首次放映。
山海计划是由羊城晚报报业集团主办的对海内外优秀华人青年导演进行挖掘、孵化、选拔和培养的大型人才扶持活动。活动立足粤港澳大湾区,面向全球寻找影像创作领域的新锐力量,支持他们探索剧情、纪录、动画等不同类型的短片创作,突破和展开对未来华语影像文化的想象之路,也让世界通过影像重新发现中国。
文 |詹锡伟
图 | 受访者提供
翻译 | 史洋溢
英文审校 | 林佳岱