O presidente da República Federativa do Brasil, Lula fez uma visita de Estado à China de 12 a 15 de abril. Em entrevista à Agência de Notícias Xinhua, Lula afirmou: "As relações Brasil-China são de grande importância para os dois países e para o mundo."
Que impacto positivo a visita de Lula à China trará para as relações bilaterais? O repórter do Yangcheng Evening News entrevistou Jiang Youyang, Secretário-Geral da Associação Chinesa do Brasil, que "está acompanhando o presidente brasileiro Lula em sua visita à China".
O Brasil e a China são os maiores países em desenvolvimento, respectivamente, nos hemisférios ocidental e oriental, e também são países do BRICS. As perspectivas de desenvolvimento dos dois países são amplas. Durante a visita do presidente Lula à China, as trocas econômicas e comerciais são um tema importante. "A China é o maior parceiro de negócios do Brasil. Depois que o governo Lula chegou ao poder, tem promovido a reindustrialização do Brasil. Neste processo, o Brasil precisará de investimentos de muitas empresas chinesas. Portanto, esta é uma oportunidade muito grande para as empresas chinesas." Jiang Youyang declarou, "Em janeiro deste ano, a Conferência de Promoção de 'Ambiente de Investimentos e Negócios de Guangdong no Brasil' foi realizada em São Paulo, Brasil. Ao mesmo tempo, a Província de Guangdong e o Estado de São Paulo são províncias-irmãs, o que também significa que a cooperação entre os dois lados em vários campos vem se aprofundando e se expandindo. Estou muito otimista sobre o comércio e o desenvolvimento entre Guangdong e o Brasil."
Mais cedo, o Brasil anunciou o acordo entre a China e o Brasil para realizar a liquidação comercial em moeda local. Nesse sentido, Jiang apontou que uma das grandes vantagens de liquidação comercial em moeda local é que pode reduzir os custos de transação, ou seja, no processo de transação, não há necessidade de um país comprar dólares americanos primeiro e depois trocá-los pela moeda de outro país, especialmente para o comércio de grande volume, pois o valor da transação é enorme, a redução do comércio em moeda local é muito considerável. Ao mesmo tempo, "através da liquidação em moeda local, ambas as partes também podem aumentar a confiança mútua e garantir a segurança do investimento."
Além dos intercâmbios econômicos e comerciais, os intercâmbios culturais entre a China e o Brasil tornaram-se cada vez mais frequentes. Jiang tem um restaurante no Brasil, e muitos clientes brasileiros dele sabem chinês. Embora também fale português, ele se sente muito cordial quando os brasileiros se comunicam com ele em chinês. "O investimento do Brasil em educação é relativamente fraco, o que também oferece uma oportunidade para a China. Atualmente, existem algumas escolas chinesas no Brasil, bem como vários Institutos Confúcio, onde muitos alunos brasileiros aprendem chinês. É muito necessário aumentar os intercâmbios educacionais entre a China e o Brasil." Jiang Youyang afirmou que por meio dos intercâmbios culturais e educacionais, a confiança mútua entre os povos dos dois países pode ser aumentada ainda mais, e os intercâmbios não governamentais tambám promoverão ainda mais a confiança mútua entre os países.
No dia 15 de abril, a Feira de Cantão será totalmente retomada offline. Embora Jiang Youyang ainda não tenha participado da Feira de Cantão, muitos de seus amigos brasileiros virão. Ao mesmo tempo, a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau também tem atraído a atenção de todo o mundo, incluindo o Brasil. "O Brasil é um país de língua portuguesa. Macau, na Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau, também tem uma vantagem natural para o português. A província de Guangdong também tem uma reserva rica de talentos. No processo de comércio entre a China e o Brasil, é necessário um grande número de desses talentos. Acredito que a Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau desempenhará um papel cada vez mais importante nos intercâmbios China-Brasil." salientou Jiang Youyang.
"No geral, o Brasil é um dos países mais importantes da América do Sul e membro do BRICS. No processo de reindustrialização do Brasil, a China se tornará um importante fornecedor de soluções. Jiang Youyang relatou, "O presidente Lula veio à China com um coração muito sincero, e também espero que o Brasil possa se unir aos outros países do BRICS para enfrentar os desafios do mundo e promover o desenvolvimento da multipolarização do mundo."
专访巴西华人协会秘书长蒋幼扬:我对广东和巴西之间的贸易非常有信心
巴西联邦共和国总统卢拉4月12日至15日对中国进行国事访问。卢拉在接受新华社采访时表示:“巴中关系对于两国和世界具有重要意义。”
卢拉此次访华将会对两国关系带来哪些积极影响?羊城晚报记者采访了正在陪同巴西总统卢拉访华的巴西华人协会秘书长蒋幼扬。
巴西和中国分别是西半球和东半球最大的发展中国家,同样都属于金砖国家,两国发展的前景广阔。此次卢拉总统访华,经贸交流是重要议题。“中国是巴西最大的贸易伙伴。卢拉政府上台后,推进了巴西的再工业化,在此过程中,巴西需要很多的中国企业对其进行投资。因此,这对于中国企业来说,是一个非常大的机遇。”蒋幼扬说,“今年1月‘中国广东省投资营商环境(巴西)’推介会在巴西圣保罗举行。同时,广东省与圣保罗州是友好省州,这也意味着双方各领域合作正在日益深化和拓展,我对广东和巴西之间的贸易和发展非常看好。”
早前,巴西宣布中巴两国协定以本币进行贸易结算。对此,蒋幼扬指出,本币交易的很大一个好处就是可以降低交易成本,即在交易过程中不需要某国先购买美元,再换成另一国的货币,特别是针对大宗贸易来说,因为交易金额巨大,本币交易降低的成本是非常可观的。同时,“通过本币结算,双方也能够增加互信,也能够保障投资的安全性。”
除了经贸的交流,中巴文化之间的交流也日渐频繁。蒋幼扬在巴西拥有一家餐馆,他经常能够接待一些会说中文的巴西人。虽然他也会葡萄牙语,但是巴西人用中文与他交流还是让他倍感亲切。“巴西在教育领域的投资是比较薄弱的,这对于中国来说也是机遇。目前在巴西已有一些中文学校,还有几所孔子学院,有不少巴西的学生在此学习中文。增加中巴之间的教育交流是非常必要的。”蒋幼扬表示,通过人文交流可以进一步增加两国人民的互信,民间的交流也会进一步推动国家之间的互信。
4月15日,广交会将全面恢复线下举办。虽然蒋幼扬还没有参加过广交会,但他的很多巴西朋友都会前来参加。与此同时,粤港澳大湾区也在吸引着包括巴西在内的世界各国的目光。“巴西是一个葡萄牙语国家,像粤港澳大湾区中的澳门也有着天然的葡语优势,广东省也有相当丰富的人才储备。而在中巴双方贸易过程中,需要大量此类型的人才,我相信粤港澳大湾区会在中巴交流中扮演越来越重要的角色。”蒋幼扬说。
“总体而言,巴西是南美洲最重要的国家之一,也是金砖国家成员。在巴西再工业化的进程中,中国将成为重要的解决方案提供者。”蒋幼扬表示,“此次卢拉总统是带着非常诚恳的心情来到中国,我也希望巴西能和其他的金砖国家一道,团结在一起,共同面对世界的挑战,推动世界多极化发展。”
文字、视频 | 羊城晚报全媒体记者 孙唯
图丨受访者提供
翻译 | 颜倩容 陈萱